Marcas sob pressão: o novo cenário do Foodservice brasileiro exige mais inteligência, mais estratégia e menos achismo.

Chegamos à quarta edição da Top Foodservice com uma mensagem clara para o mercado: ou você tem insights para agir, ou será engolido pelas decisões erradas. Esta edição não é apenas mais uma pesquisa — é um alerta estratégico para marcas que querem continuar relevantes num cenário onde a força da marca parece não ser mais garantia de share.

Os tempos mudaram. E o comportamento dos operadores também. O estudo exclusivo Big Findings, realizado pelo IPESO nesta edição, investigou as estratégias adotadas pelos estabelecimentos para lidar com o aumento do foodcost e dos custos operacionais — e os resultados são reveladores: 35% dos restaurantes trocaram marcas famosas por marcas mais baratas.

O operador está mais pragmático. Mais racional. Marcas famosas estão perdendo espaço na lembrança (e na despensa dos operadores) rapidamente. A força das marcas está sob ataque — e a lealdade dos operadores começa a ceder espaço para decisões baseadas apenas em preço.

Com operadores pressionados por margens estreitas, somente as marcas que contam com insights acionáveis, intimidade com o operador e estratégias cuidadosamente customizadas continuarão fortes e com VAFOMA — Valor Adicionado pela Força da Marca.

Novamente a Top Foodservice mostra sua relevância: nesta edição faz um alerta sobre a mudança silenciosa no mercado, que já se reflete nos índices de lembrança espontânea de muitas marcas.

Boa Leitura.

Confira as marcas Top Foodservice 2025

Como é feita a pesquisa Top of Mind Awareness Foodservice 2025

A pesquisa Top of Mind Foodservice 2025 é uma pesquisa quantitativa com operadores Foodservice de todas as capitais brasileiras. Foi utilizado o método Probabilístico estratificado proporcional à população dos Estados e intencionalmente desproporcional em relação ao tipo de estabelecimento: a amostra contempla mais restaurantes e padarias e menos lanchonetes do que existe no universo.

Foi colhida uma amostra de 788 estabelecimentos, assim distribuídos: 414 restaurantes, 208 padarias e 166 lanchonetes. Os estabelecimentos foram sorteados por meio de pulo sistemático em uma listagem com milhares de estabelecimentos, distribuídos entre todas as capitais brasileiras.

Em cada estabelecimento foi entrevistado o proprietário ou responsável por compras do estabelecimento. A margem de erro para a amostra é de 3,5% com 95% de nível de confiança. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários estruturados do tipo não-disfarçado.

Cada entrevista corresponde a um questionário. Nas perguntas de lembrança espontânea – todas com resposta única e aberta – os enunciados das perguntas mencionaram sempre “…para o seu estabelecimento” para manter o foco do respondente no Foodservice.

Para saber mais sobre a pesquisa Top of Mind Awareness, assista a este vídeo:

Ainda com dúvidas? Confira nosso passo a passo metodológico.