Top Foodservice 2025
Marcas sob pressão: o novo cenário do Foodservice brasileiro exige mais inteligência, mais estratégia e menos achismo.
Chegamos à quarta edição da Top Foodservice com uma mensagem clara para o mercado: ou você tem insights para agir, ou será engolido pelas decisões erradas. Esta edição não é apenas mais uma pesquisa — é um alerta estratégico para marcas que querem continuar relevantes num cenário onde a força da marca parece não ser mais garantia de share.
Os tempos mudaram. E o comportamento dos operadores também. O estudo exclusivo Big Findings, realizado pelo IPESO nesta edição, investigou as estratégias adotadas pelos estabelecimentos para lidar com o aumento do foodcost e dos custos operacionais — e os resultados são reveladores: 35% dos restaurantes trocaram marcas famosas por marcas mais baratas.
O operador está mais pragmático. Mais racional. Marcas famosas estão perdendo espaço na lembrança (e na despensa dos operadores) rapidamente. A força das marcas está sob ataque — e a lealdade dos operadores começa a ceder espaço para decisões baseadas apenas em preço.
Com operadores pressionados por margens estreitas, somente as marcas que contam com insights acionáveis, intimidade com o operador e estratégias cuidadosamente customizadas continuarão fortes e com VAFOMA — Valor Adicionado pela Força da Marca.
Novamente a Top Foodservice mostra sua relevância: nesta edição faz um alerta sobre a mudança silenciosa no mercado, que já se reflete nos índices de lembrança espontânea de muitas marcas.
Boa Leitura.
Confira as marcas Top Foodservice 2025
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GORDURA FRY: Categoria promissora tem disputa acirrada entre marcas
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BATATA FRITA CONGELADA: Líder no varejo, Bem Brasil também lidera no Foodservice
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CARNE BOVINA: Friboi na ponta da língua dos operadores
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CREME DE AVELÃ COM CACAU: Nutella é top das tops
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FRANGO À PASSARINHO CONGELADO TEMPERADO: o corte mais popular coroa a marca mais popular
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HAMBÚRGUER VEGETAL: Sadia lidera na categoria do futuro
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FARINHA DE MILHO FLOCÃO: Yoki é a marca do flocão
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LEITE EM PÓ: Itambé consolidando posição no Foodservice
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COCO RALADO: Maior empresa do setor também é a mais lembrada pelos operadores
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CAMARÃO CONGELADO: Frescatto larga na frente da categoria com potencial para crescer
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BATATA PALHA: A força dos sabores
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MÁQUINA DE CARTÃO: Nova cor na liderança
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QUEIJO GORGONZOLA: Disputa acirrada e novos líderes
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MOLHO DE PIMENTA: Marcas líderes crescem
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REQUEIJÃO FORNEÁVEL: Catupiry mantém liderança histórica
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MOLHO PARA SALADA: Categoria inédita estreia com empate
Como é feita a pesquisa Top of Mind Awareness Foodservice 2025
A pesquisa Top of Mind Foodservice 2025 é uma pesquisa quantitativa com operadores Foodservice de todas as capitais brasileiras. Foi utilizado o método Probabilístico estratificado proporcional à população dos Estados e intencionalmente desproporcional em relação ao tipo de estabelecimento: a amostra contempla mais restaurantes e padarias e menos lanchonetes do que existe no universo.
Foi colhida uma amostra de 788 estabelecimentos, assim distribuídos: 414 restaurantes, 208 padarias e 166 lanchonetes. Os estabelecimentos foram sorteados por meio de pulo sistemático em uma listagem com milhares de estabelecimentos, distribuídos entre todas as capitais brasileiras.
Em cada estabelecimento foi entrevistado o proprietário ou responsável por compras do estabelecimento. A margem de erro para a amostra é de 3,5% com 95% de nível de confiança. Para a coleta dos dados foram utilizados questionários estruturados do tipo não-disfarçado.
Cada entrevista corresponde a um questionário. Nas perguntas de lembrança espontânea – todas com resposta única e aberta – os enunciados das perguntas mencionaram sempre “…para o seu estabelecimento” para manter o foco do respondente no Foodservice.
Para saber mais sobre a pesquisa Top of Mind Awareness, assista a este vídeo:
Ainda com dúvidas? Confira nosso passo a passo metodológico.